Comandantes, todos que simulam e estudam a aviação real sabem como as pessoas gostam de complicar as coisas. Aí aparece alguém e simplifica.
Estive de novo no simulador de Campinas e mais uma vez o instrutor lá, o Gustavo, me passou umas dicas, Vou postar as 3 aqui. Essa é a primeira.
Sabe o papi? Não, não é uma forma carinhosa de se referir ao pai. Papi são aqueles luzes brancas e vermelhas que muitos aeroportos têm na cabeceira da pista. Quando você está em aproximação, se o papi estiver com o mesmo número de luzes brancas e vermelhas significa que você está no glide correto. Se tiver mais vermelho, você está baixo. E se tiver mais branco, você está alto.
Ok, você entrou no glide correto. Vermelho e branco estão iguais. Qual a razão de descida que se deve manter para se manter no glide? Está fórmula não é 100%, mas é muito perto disso e é fácil de ser aplica: velocidade x 5.
Só isso. Se você entrou no glide (vermelhas e brancas iguais) e está com 200 de IAS, a razão de descida para se manter no glide é velocidade, vezes 5. Ou seja, 200 x 5=1000. mantenha 1000 fps de descida e você vai ficar no glide correto ou senão muito, muito perto dele. Fiz um monte de testes, com aviões médios, pequenos e grandes e quase todos foi bateu, valeu. Quando o papi avermelhava ou branqueava era por muito pouco.
Quer se manter no glide? Velocidade x 5. Boa aterrissagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário