26 agosto 2014

Para sair do estol

Comandantes,

Estivemos eu, Pedro e Silvano num simulador de King em Campinas. Quem nos acompanhou foi um instrutor novinho, que se animou e ficou ensinando um monte de coisa pra gente. A que mais me impressionou foi uma técnica de sair do estol.

Vamos lá. Por algum motivo você perde sustentação e o avião estola. O que eu sempre fiz é o que você provavelmente faz: pica o manche e dá motor. (picar = empurrar o manche. Cabrar = puxar o manche).

O avião perde um pouco de altitude, ganha velocidade e sustentação.

Mas a melhor maneira não é essa. A melhor maneira é virar o avião num ângulo de quase 90º (escolha o lado) e não picar nem cabrar o manche. Assim que você vira para os quase 90º o bico vai baixar rápido. E assim que baixar vá corrigindo o ângulo até ficar alinhado com o horizonte de novo.
Você ganha velocidade e sustenção mais rápido do que simplesmente picar o avião. E perde menos altitude.
Em testes que fizemos no simulador, de estol até ter o avião na mão foram menos de 300 pés de perda de altitude.

Experimente.

2 comentários:

Unknown disse...

Massa! Vou tentar aqui no FS.

Unknown disse...

Na minha vez de encarrar o exercício, realizei uma série de 3 R.S, no início a 4000 pés, ao final qual foi a minha surpresa, estava a quase 9000 pés.

Postar um comentário

 

Todos os Direitos reservados a Sky Airlines Design by Insight © 2013. Editado por: Thales M.