ILS
significa Instrument Landing System, em Português Sistema de Pouso por
instrumentos que consiste de um feixe rádio emitido a partir da
cabeceira da pista
num determinado angulo, normalmente 3º ou 3%, na direção magnética a uma distância entre 5 e 10 milhas da cabeceira da pista.
Todos os aerodromos têm cartas, que podem ser consultadas em www.aisweb.aer.mil, divididas, entre outras, em:
-STAR, STandard ARrival, chegada normalizada;
-SID, Standard Instrumental Departure, saída normalizada;
-IAC,
Instrumenal Approach Chart, Carta de aproximação por instrumentos.
Dentro destas cartas existem cartas ILS, RNAV e VOR/DME que podem ser
usadas dependendo da
aeronave em uso.
Cada pista de
aproximação tem uma altitude certa para fazer a entrada no G/S (Glide
Slope ou Rampa de Aproximação). Na verdade, cada pista com sistema ILS
instalado tem uma ou mais cartas de procedimento de aproximação. CARTA
IAS por ILS
Este tipo de carta apresenta os seguintes dados para a sua aproximação:
- Indicativo (nome com três letras)
- Frequência do localizador ILS
- Transcrição do Código Morse para verificação da frequência (nos Boeings as letras aparecem na tela)
- Curso / Radial de aproximação com três dígitos em relação ao norte magnético.
- Altitude para cada fixo de aproximação
- Altitude exata para entrada no Glide Slope
- Velocidade para entrada no G/S (se não especificar, o padrão é MÁX 220KT)
- Procedimento em caso a aproximação perdida (Arremetida)
- Posições dos marcadores (Interno, Médio e Externo)
- Tabela com razão de descida em relação à velocidade
Exemplo: Carta IAS para ILS Victor pista 15 de Curitiba
http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arqui...
Você
pode encontrar todas as cartas dos aeroportos brasileiros no site do
Sistema de Informação Aeronáutica do DECEA/Aeronáutica no link http://www.aisweb.aer.mil.br/
digitando o códico ICAO na janela de busca (Ex: SBCT - Curitiba /
Afonso Pena). As cartas estão separadas por categorias, IAC é a
categoria de cartas de aproximação. Aparecerá uma Listagem, escolha as
ILS.
Para aproximar por ILS é necessário que a aeronave esteja
primeiramente estabilizada no Localizador (Barra Horizontal / Semelhante
ao VOR), esteja voando na altitude indicada na carta, esteja com
velocidade controlada.
Quanto ao fato de a aeronave estar descendo muito rápido, pode ser excesso de velocidade.
- Entrada no G/S = Máx 220 KT (nós)
- Aproximação final = EXATAMENTE 147 KT (nós) com Flaps Full
RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICAS PARA Boeings 737:
- Base de Giro (ultima curva para entrada na final) com Velocidade 230 KT
- Após Curva, redução para 210 KT
- Entrada no G/S do ILS com 190 KT com Trem Baixado e Travado
- Logo após estabilizar com G/S, redução para 147 KT e acionamento gradual dos Flaps até a final.
Dica do Comandante Pedro Santos
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