Para
melhorar o desempenho da aeronave e economia do consumo de combustível é
norma, tanto por parte das companhias como dos controladores, manter as
aeronaves o mais alto possível onde consomem menos combustível, assim
com esta simples formula o piloto sabe quando iniciar a descida e com qual a razão e
velocidade.
Partindo de um princípio
básico de que a 5 NM da cabeceira a aeronave deve estar entre 1000 e
1500 ft da altitude da cabeceira vamos executar o seguinte cálculo:
(((ALT
INICIAL - ALT FINAL)/RAZÃO)/60)*VELOCIDADE, ou seja a distância em
Milhas Náuticas, para inicio da descida é a diferença da altitude
inicial pela altitude final dividida pela razão de descida multiplicada
por 60 (transformação do sistema decimal para horário) multiplicada pela
velocidade da descida.
De acordo com esta fórmula vamos fazer este exemplo:
1- A cabeceira da pista está a 1200 ft de altitude. MSL;
2- Altitude de cruzeiro é FL180;
3- Razão de descida, confortável para os passageiros, entre 1500 e 1800 ft/min. Iremos usar 1500 ft/min;
4- Velocidade 200 Knots;
Conforme
escrevi, seguindo o principio básico de que a 1500 ft. da cabeceira
quero estar devidamente alinhado com a pista e a uma altitude
confortável para executar os procedimentos de aproximação na curta final
a altitude final será de 2700 ft. e o cálculo será o seguinte:
(((18000-2700)/1500)/60)*200 = 34 NM
Caso
você queira descer mais rápido, por exemplo MACH 0,78, até FL100, deve
acrescentar pelo menos 10NM para desaceleração para 250kt, velocidade
máxima permitida abaixo dos 10000 pés.
Dica do Comandante Pedro Santos (SKP 1073)
28 julho 2014
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1 comentários:
Mas se este avião estiver bem leve, bem abaixo do máximo de pouso; tem que descer bem depois , pois afunda muito quendo leve.
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